O Distillery Historic District é um bairro residencial e comercial e foi inaugurado em 2003. Hoje é considerado o principal destino de artes, cultura e entretenimento em Toronto, Canadá.

Datado de 1832 e da fundação da destilaria Gooderham & Worts, este centro de arte e cultura agora abriga galerias, butiques, restaurantes e cafés, bem como uma nova destilaria.
A arquitetura do lugar é LINDA. As suas ruas de paralelepípedos, os mais de quarenta edifícios de tijolinhos em um estilo industrial vitoriano que foram cuidadosamente restaurados.
Antigamente, o local era ocupado pela antiga destilaria Gooderham and Worts. A placa ainda está por lá. Entre 2001 e 2003, o lugar foi transformado em uma área voltada para pedestres com lojas, galerias de arte, bares e restaurantes.
Os novos proprietários se recusaram a alugar qualquer espaço de varejo e restaurante para redes ou franquias e, portanto, a maioria dos edifícios é ocupada por butiques, galerias de arte, restaurantes, joalherias lojas, cafés e cafeterias, incluindo uma conhecida microcervejaria, a Mill Street Brewery.
Os andares superiores de vários edifícios foram alugados para artistas como espaços de estúdio e para inquilinos de escritórios com “foco criativo”. Um novo teatro, o Young Center for the Performing Arts, foi inaugurado no local e serve como sede da Soulpepper Theatre Company e da George Brown Theatre School.
Existem planos para desenvolver condomínios residenciais, escritórios e mais espaços comerciais nos terrenos baldios que circundam o distrito.

CURIOSIDADES
A Vila dos Atletas dos Jogos Pan-Americanos foi construída na área em 2015. Após os jogos, a vila acabou sendo convertida em casas geminadas, condomínios, moradias populares, além de espaços comerciais.
Mercado de Natal de Toronto é uma tradição anual ao ar livre realizada no Distillery District desde 2010. O mercado muda alguns detalhes a cada edição. Mas uma maravilhosa árvore de natal que conta com a presença do Prefeito de Toronto sempre está no meio do patio. E claro, os vendedores de comida e restaurantes que são atrações populares se repetem todos os anos.
A edição de 2020 do evento foi cancelada devido à pandemia de COVID-19 em Toronto.
O evento voltou para sua edição de 2021 com um novo nome “The Distillery Winter Village” para ser mais inclusivo.

Eu fui com uma amiga ao evento no domingo passado e dessa vez decidi não comer do lado nas barracas externas. Estava mais frio que nos anos anteriores, então elegemos um restaurante.
Fomos a um espanhol chamado La Madrina. A proposta do restaurante é que as pessoas peçam uma série de tapas (pequenas porções) e dividam. Então foi o que fizemos.
Vocês podem babar na comida aqui!
Ruas: Parliament Street a oeste, Cherry Street a leste, Mill Street ao norte e Distillery Lane ao sul.
Chegando de transporte público*: estação de metrô King, depois pegue o bonde 504 para Distillery Loop.
*Melhor opção porque o local é horrível para estacionar. Descubram mais sobre o que me aconteceu aqui.